A Educação infantil, sendo a primeira etapa da Educação Básica é reconhecida pelo Colégio Alfa & Master como importante aliada na promoção no desenvolvimento da criança.
A escola por ser uma instituição educativa- pedagógica, denomina-se de modo privilegiado para as crianças vivenciarem sua infância em múltiplas experiencias.
Uma de suas principais características é a possibilidade de criar diariamente encontro entre criança-criança, crianças-adultas, adultos-adultos, adultos-crianças-famílias que compartilham tempos e espaços no ambiente educativo. De vez e voz
Ao considerar as crianças como sujeito de direitos, cidadãs e portadoras de vez e voz, o colégio Alfa Baby & Master e seus profissionais se dispõe a reconfigurar o ideário moderno de infância e de criança. Tendo em vista que a infância é um tempo social repleto de singularidades e os modos de viver a condição de criança se manifesta, no cotidiano institucional em diferentes aspectos expressivos.
A referida instituição considera como objetivo o principal da ação pedagógica na Educação Infantil a ampliação do repertório cultural das crianças, tendo como eixos curriculares as brincadeiras e as interações, permeadas pelas linguagens visual, musical, oral e escrita, corporal e matemática.
Orienta-se que os professores planejem atividades desafiadoras e significativas para e com as crianças; atividades que estimulem a realizarem narrativas, descrições, comparações, relações, construções em várias dimensões explorando diferentes espaços e matérias; atividades que as provoquem a pensar, tomar decisões de maneira ativa; atividades que tomem como referência conceitos fundamentais que precisam ser explorados em espaços coletivos de Educação Infantil, conforme mapa conceitual e expectativas de aprendizagem definida em sua proposta curricular. Essas dimensões do planejamento sinalizam a necessidade e a possibilidade de uma rotina heterogênea e de organização que seja centrada na partilha entre adultos e crianças através de projetos.
A Educação Infantil trabalha, prioritariamente, com intuito de atender ao que preconizam a lei de diretrizes e bases da Educação Infantil (Lei 9394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (resolução CNE/ CEB 05/2009), garantindo o desenvolvimento integral da criança.
A escola atende, nessa etapa de ensino crianças a partir de 1 ano a 5 anos de idade e realiza as transições para o ensino fundamental por meio de documentação pedagógica.
Os materiais utilizados pelo Colégio Alfa Master, são indicados por uma qualificada equipe de professores com base em atualizações de conteúdo, aspectos pedagógicos, tecnológicos, gráficos e visuais produzidos pelo Sistema Ari de Sá – SAS.
A Coleção Explorar e Descobrir promove vivências que proporcionam às crianças momentos
diversificados de aprendizado a partir da interação e brincadeira. Alinhada à BNCC e aos seus
respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a Coleção garante o trabalho com
múltiplas linguagens e proporciona a criação de contextos lúdicos e ricos em conhecimento.
A sala de leitura é um espaço físico que possibilita a criança a vivenciar momentos interativos e novos saberes, ricos em histórias infantis que potencialize a linguagem oral e escrita, bem como a descoberta do mundo imaginário em consonância ao mundo real, despertado o interesse em conhecer os livros, influenciando diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
Considerando as mesas educacionais como uma ferramenta tecnológica para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inovadora e inclusiva o Colégio Alfa & Master pensando sempre no melhor para seu filho dispõe desse recurso digital possibilitando a criança uma experiência única e instigante, tornando o aprendizado mais lúdico, divertido, colaborativo e inclusivo. Essas ferramentas Educacionais dispõem de jogos educativos, atividades desafiadoras, recursos sonoros e visuais direcionada a cada faixa etária da criança.
É um espaço de lazer educativo que faz parte da rotina direcionada as crianças da Educação Infantil. Esse ambiente estimula as crianças a cooperação entre os coleguinhas, a interação e a convivência. Propiciando momentos de alegria e diversão.
A roda de conversa é um espaço que prestigia a abordagem dialógica, oportunizando as crianças a promoção de vivências por meio de diálogos verbais e não verbais. Tendo em vista, que essa dinâmica de aprendizagem é um dos elementos essenciais dentro do contexto pedagógico. Visto que, aborda múltiplas temáticas significativas que desperta a participação dos envolvidos. Dessa forma, proporcionando a socialização de novos conhecimentos, bem como, o aperfeiçoamento dos saberes compartilhado entre os participantes.
A contação de história é uma forma lúdica na construção do conhecimento e um alinhado estímulo à imaginação e a criatividade. Por contribuir de forma significativa para a formação da criança no desenvolvimento socioemocional, afetivo e cognitivo. A contação de história proporciona a criança situações de aprendizagens que estimulam o elemento imaginário, desenvolvendo a autonomia, pensamento bem como as aptidões inerente de cada criança.
Thanks to theidioms.com