MISSÃO: Formar os alunos para o amor ao conhecimento. Oferecer ensino de excelência a comunidade, por meio de intervenção pedagógica, promovendo a realização de aprendizagem com o maior grau de significados possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer alguma relação entre o que se pretende conhecer e as possibilidades de observação, reflexão e informação que o sujeito já possui. Contudo não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino, mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem.
VISÃO DE MUNDO: O mundo se transforma constantemente, e o homem é sujeito da própria educação. Desta forma, através da reflexão sobre o ambiente, ele contribuirá para as mudanças e melhorias. No mundo tecnológico, não perderá de vista a qualidade de vida. Os valores como o respeito mútuo, responsabilidade, solidariedade ao próximo, são princípios fundamentais nesse processo de formação.
VISÃO DE SOCIEDADE: A participação do homem como sujeito da sociedade implica uma postura crítica, e a cultura constitui a aquisição sistemática da expressão humana, por isso, devemos descrever sua visão de cultural conhecendo o patrimônio histórico arquitetônico, cuidando do meio ambiente evitando sua degradação, valorizando e divulgando as pessoas os bens culturais da nossa localidade como a dança, a musica a religiosidade do nosso povo. Queremos construir uma sociedade mais justa, democrática, solidária, igualitária e humana.
VISÃO DE CONHECIMENTO: O conhecimento não é visto como algo situado fora do indivíduo, construído independentemente da realidade exterior dos demais indivíduos ou de sua própria capacidade pessoais. É antes de tudo, uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de ordem cultural e psicológica. Contudo é resultado de um complexo e intrigante processo de modificação, reorganização e construção utilizado pelos alunos para assimilar e interpretar os conteúdos escolares.
VISÃO DA ESCOLA: A escola na perspectiva de construção de cidadania precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade, buscar ultrapassar seus limites, propiciando aos alunos pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes na cultura brasileira, no âmbito nacional e regional, como no que faz parte do patrimônio universal da humanidade. A formação escolar deve possibilitar aos alunos condições para desenvolver competências e consciência profissional, mas não restringir-se ao ensino de habilidades imediatamente demandadas pelo mercado de trabalho. Nessa perspectiva a escola precisa possibilitar o cultivo dos bens culturais e sociais, considerando as expectativas e as necessidades dos alunos, dos pais, dos professores, enfim, dos envolvidos diretamente no processo educativo.É nesse universo que o aluno vivencia situações diversificadas que favorecem o aprendizado, para dialogar de maneira competente com a comunidade, aprender a respeitar e a ser respeitado, a ouvir e a ser ouvido, a reivindicar direitos e a cumprir obrigações, a participar ativamente da vida científica, cultural, social e política do País e do mundo.